quarta-feira, novembro 08, 2006

Chris Bosse


Chris Bosse, é um caso de anonimato arquitectónico puro. Quando Pequim ganhou a organização dos jogos olímpicos, o estádio da dupla Herzog & De Meuron ganhou um enorme protagonismo, tal como o complexo de piscinas batizado de cubo de agua pela sua cor e estrutura complexa concebida a partir de um conjunto de moléculas da mesma substancia.
Porém o projecto deste peculiar edificio é normalmente atribuido ao atelier australiano PTW. Sem qualquer tipo de sentido de ofensa para o dito atelier, a sua obra não se coaduna com o arrojo e experimentalismo inerentes ao dito edificio. A resposta para este enigma é contudo simples. O verdadeiro mentor do conceito é na realidade um arquitecto alemão que concorreu em parceria com a PTW aos jogos olímpicos de Pequim.
Como neste tipo de eventos é normalmente requerido aos gabinetes concorrentes uma serie de suportes ao nivel das especialidades envolvidas no desenvolvimento de todo o projecto assim como da própria construcção, Chris necessitou de se associar a PTW para dar forma fisica à sua ideia.
Porém este arquitecto merece reconhecimento pela seu acto criativo, já que o mundo associa o seu trabalho de maior escala a um outro gabinete (um pouco o que acontece com Richard Rogers no Centre Pompiduo mais associado ao nome de Renzo Piano). A melhor forma que o designuviar tem para o fazer é convidar todos a visitarem o seu site que se encontra já na nossa lista de links a par de outros excelentes arquitectos que merecem de igual modo uma visita.
  • Chris Bosse+
  • 0 Comentários:

    Enviar um comentário

    Subscrever Enviar feedback [Atom]

    << Página inicial