sábado, novembro 25, 2006

NOX 10X45



Este studio, com base na cidade holandesa de Roterdão, teve a sua origem numa publicação com o mesmo nome Nox da qual Lars Spuybroek, era director e que tentava já ai cruzar a multimédia com a arquitectura, mais concretamente com a informática. No inicio dos anos noventa os Nox começaram a explorar e experimentar estas relações entre a tecnica e arte digital, produzindo alguns dos seus mais incriveis exercicios formais. Contudo apenas em em 1998 os holandeses produziram a sua primeira obra arquitectónica, FresH2O Pavillion, um pavilhão de enorme cariz simbologico que era dedicado à agua doce, numa exposição realizada nesse ano na Holanda. Para além da prática projectual o atelier leva a cabo investigação efectiva na area dos instrumentos informáticos de auxilio ao processo criativo, representativo e constructivo da arquitectura.
Lars Spuybroek desenvolveu os seus estudos academicos em Roterdao. Ja como docente, destacou-se em alguns estabelecimentos de ensino holandeses por onde passou, que lhe valeram convites da Columbia University de Nova Iorque, da AA e da Barlet de Londres para partecipar como docente em algumas pós-graduações, e um convite para director do departamente tecnico de design digital/CAD na Universidade de Kassel na Alemanha.

D- Tower é um projecto interessantissimo pois nele os Nox utilizam um sistema geometrico semelhante ao usado por Gaudi denominado por geometria invertida, que usa a força da gravidade para aferir a forma e o comportamente de estruturas non-stadart. Este projecto é ainda interessante por ser algo interectivo motivo pelo qual é descrito como a casa onde os sons vivem.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial